NOTÍCIA: VIDA – CASA DE APOIO RECEBE SELO DE ONG TRANSPARENTE


img - NOTÍCIA: VIDA – CASA DE APOIO RECEBE SELO DE ONG TRANSPARENTE

Entidade é a primeira da região a conquistar a certificação que reconhece instituições que aplicam com transparência e eficiência as doações recebidas



Iniciativas que reconhecem o trabalho sério de organizações que investem com transparência os recursos que recebem, merecem destaque em meio aos escândalos que envolvem dinheiro público e notícias que questionam a seriedade de entidades do Terceiro Setor.

Esta é a proposta do “Selo ONG Transparente”, idealizado pelo Instituto Doar – o mesmo que premia as Melhores ONGS -, em parceria com a Revista Época. A ONG tem como missão promover a cultura de doação no Brasil e dar visibilidade as entidades que aplicam com transparência e eficiência, as doações recebidas de recursos públicos ou oriundos de doações de pessoas físicas e jurídicas.

Com mais de 30 anos de história, a Vida – Casa de Apoio da Granja Viana é a primeira entidade de Cotia e região a conquistar o selo. Para Ana Catarina Fabrício Mendes, presidente da entidade, este reconhecimento é fruto do comprometimento da diretoria e corpo técnico ao prestar serviços de qualidade aos seus assistidos. E isto passa credibilidade para quem apoia os projetos, pois mostra que os recursos são empregados de forma correta. “Existem em nós uma preocupação em fazer o máximo possível com os recursos que recebemos, sem perder a qualidade dos serviços”, afirma Ana Catarina.

Diretor financeiro da entidade há quatro anos, Fábio Cornibert relembra as ações de controle, de aferimento de orçamento e de equilíbrio das contas para manter o padrão de atendimento da entidade.

“Paralelo à busca de novas parcerias, fizemos um controle rigoroso das despesas ao construir um orçamento anual que refletisse o custo real da entidade. Observamos pontos que precisavam ser revistos, mas sempre atentos a orientação da área social de não perder qualidade nem quantidade de atendimentos”.

O diretor lembra ainda que o corpo diretivo e o conselho é muito participativo e atuante, o que favorece a busca de soluções e a implantação de ações corretivas.

A Vida- Casa de Apoio foca sua captação de recursos na realização de eventos como jantares e a tradicional Festa das Nações e também com doação de pessoas físicas e jurídicas, além de celebrar convênio com órgãos públicos para serviços de Assistência Social.

Para Robson Dias, responsável pela captação de recursos e relacionamento da entidade, trabalhar junto com a comunidade é essencial para a sustentabilidade do projeto.

“A comunidade reconhece o trabalho que a Casa de Apoio oferece para as crianças e adolescentes, no atendimento da fisioterapia ou na doação de medicamentos, por isso se engaja.  Da nossa parte, resta a obrigação da transparência e o compromisso gerir estes recursos de forma responsável e investir em benefício da comunidade. Este selo só vem para certificar nosso compromisso com todos os doadores, patrocinadores e voluntários”.

Com o selo a entidade se junta a outras como a GRAAC, AACD, APAE de São Paulo, Fundação Abrinq, Gol de Letra, SOS Amazônia, Instituto Sou da Paz e outras conhecidas e reconhecidas entidades que levam a seus colaboradores, voluntários e parceiros informações sobre suas ações e dão feedback sobre como suas doações são investidas dentro da instituição de forma transparente.

Oeste Post